O 4º Dia D de Doação de Sangue de Bento Gonçalves, parceria entre o Hospital Tacchini e a prefeitura, incrementou 77 novas bolsas de sangue ao estoque do Hemocentro de Caxias do Sul. As coletas, que podem gerar até 308 bolsas de hemocomponentes, foram realizadas durante toda a última quarta-feira, dia 6, na Unidade Básica de Saúde Zona Sul, no bairro Botafogo.
A terceira edição do evento teve como meta coletar 80 bolsas de sangue, mas prevendo possíveis faltas e inaptidões, foram agendados horários para 90 doadores. Ao todo, 13 pessoas não compareceram ou não puderam doar em função dos parâmetros de saúde exigidos para coleta.
Com isso, o evento registrou 96,25% de doações efetivadas. O número é o mais alto até o momento na comparação entre todas as ações já realizadas no município. No primeiro Dia D, foram coletadas 81 bolsas de 105 definidas como meta (77,14%), no segundo foram 82 bolsas para 100 de meta (82%) e no terceiro foram 72 bolsas para meta de 80 (92,5%).
Os números animam as equipes envolvidas na ação. De acordo com Ana Paula Lemos, enfermeira da Agência Transfusional do Tacchini, o comprometimento da comunidade com a causa permite que novas ações sejam planejadas em um futuro breve.
“O Dia D é um evento complexo de ser realizado. Além de viabilizar estrutura, equipe, parceiros e organizar doadores, também contamos com a disponibilidade de agenda do Hemocentro de Caxias do Sul. Mostrar a todos que a comunidade está engajada é fator fundamental para a continuidade do projeto. Um novo Dia D já está nos nossos planos ainda em 2022”, descreve.
Para que a ação fosse concretizada, a Secretaria da Saúde proporcionou espaço físico e parte da equipe, enquanto o Hospital Tacchini disponibilizou cadeiras, equipamentos e equipe. O lanche para os doadores foi oferecido por empresas parceiras que preferiram manter-se anônimas.
Estrutura no Tacchini
O hospital possui uma Agência Transfusional. O espaço é preparado para realizar procedimentos como transfusões ambulatoriais e de pacientes internados, mas não está apto a realizar coleta desde as mudanças de diretrizes para doação, realizadas em 2018. O encerramento da atividade deve-se à necessidade do Hemocs de centralizar a produção dos hemocomponentes em um único local.
Atualmente, a doação é realizada no Hemocentro em Caxias do Sul (Hemocs) e em alguns dias é oferecido transporte gratuito para quem quiser realizar a doação. Para agendar a doação em Caxias do Sul, é preciso realizar um cadastro no Hospital Tacchini, pelo telefone (54) 3451-4151.
Paralelamente, novas edições do Dia D já estão sendo organizadas para viabilizar doações em massa no município em uma data específica.