Postado dia 16/11/2023 às 04:11

Atividades terapêuticas incentivam autonomia dos idosos na CRET

Todos os dias, a terapeuta ocupacional, Fabiana da Silva Munitor, e a pedagoga/recreacionista, Carina Carvalho da Silva Siqueira, desenvolvem atividades terapêuticas com os moradores da Casa de Repouso Elisa Tramontina, em Carlos Barbosa.  A intenção é estimular, de forma lúdica e divertida, a manutenção da autonomia e da independência dos idosos. 

Vestidas com jalecos coloridos, criados especialmente para elas, as profissionais proporcionam estímulos motores, cognitivos e sociais, a partir da realização das atividades.  Entre as mais esperadas, estão a arteterapia, que inclui recortar, colar e pintar; oficinas de culinária; sessão de jogos de tabuleiro, bingo e cartas; e momentos de beleza, que incentivam o cuidado com a autoestima.

“Eles nos veem e já nos perguntam: qual a atividade do dia? É possível vermos neles a animação em participar, independentemente do que a gente proponha para o dia. Além de incentivar o convívio social entre eles, temos diversos relatos de idosos que voltaram a ganhar mais autonomia em atividades do dia a dia, como escovar os dentes ou se alimentar sem precisar de auxílio”, descreve Carina. 

Atividades externas

O fim da pandemia de Covid-19, permitiu que os idosos voltassem a realizar também atividades fora da casa de repouso. De acordo com Fabiana, fazer com que os idosos troquem de ambiente por alguns momentos tem um impacto extremamente positivo para a vida deles em diversos aspectos. 

“Desde excursões até o Santuário de Caravaggio, como realizamos há algumas semanas, até um simples café com um familiar são fundamentais para manter a saúde deles. A combinação entre essas ações e a quebra da rotina diária que realizamos com as atividades terapêuticas promove uma melhoria do bem-estar emocional e, consequentemente, da qualidade de vida”, descreve a terapeuta. 

A Casa de Repouso 

Localizada ao lado do Hospital São Roque, a Casa de Repouso Elisa Tramontina (CRET) conta com uma extensa área arborizada, com belas paisagens, e é cercada por jardins nos quais idosos têm livre acesso para passear. As acomodações são individuais ou semi-privativas, e a decoração pode ser adaptada de acordo com a vontade de cada residente. 

Atualmente, a CRET conta com 30 colaboradores exclusivos, divididos entre profissionais de enfermagem, cuidadores, higienização e rouparia. A equipe de assistência social, psicologia, fisioterapia, nutrição, farmácia, terapia ocupacional e pedagogia, bem como a equipe médica, é composta pelos mesmos profissionais que atuam no Hospital São Roque. 

Trabalho em expansão

As atividades terapêuticas desenvolvidas junto aos idosos  da Casa de Repouso Elisa Tramontina tem gerado tantos resultados positivos que as profissionais passaram a realizá-los também na Clínica de Saúde Mental do Hospital São Roque. Com ações adaptadas para cada um dos 17 pacientes, Carina e Fabiana buscam estímulos voltados para a manutenção da autonomia e independência, bem como para a retomada das atividades do cotidiano depois da alta hospitalar. 

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO