Postado dia 21/02/2024 às 09:02

Centro Cirúrgico do Tacchini ultrapassa 19,6 mil procedimentos em 2023

O Centro Cirúrgico Dr. Antônio Casagrande alcançou, em 2023, 19.673 procedimentos realizados, 133 a mais do que no ano anterior. Em média, foram 1.639 cirurgias mensais. O número reforça a retomada dos serviços oferecidos à comunidade após a pandemia de Covid-19, quando a quantidade de procedimentos mensais não superou os 300.

As cirurgias ortopédicas são as mais recorrentes entre as especialidades atendidas no Centro Cirúrgico. A lista é seguida pelos procedimentos de otorrinolaringologia e urologia. As cirurgias gerais vem logo atrás, na quarta colocação do ranking. 

Do total, 42,47% das cirurgias foram consideradas de média complexidade, enquanto 28,43% dos procedimentos foram de alta complexidade. A estatística do Centro Cirúrgico ainda aponta 19,86% das operações de baixa complexidade e 9,23% foram consideradas especiais, como as neurocirurgias.

Estrutura

Referência SUS em cirurgia geral e anestesiologia para os municípios de Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Santa Tereza e Monte Belo do Sul, o Centro Cirúrgico do Hospital Tacchini ainda é referência em cirurgias oncológicas da UNACON para 23 municípios da região. O espaço ainda recebe pacientes particulares e conveniados a uma série de planos de saúde.

O local é preparado para realizar cirurgias de alta complexidade, como as neurológicas e ortopédicas (incluindo as de coluna). Além dos serviços de urgência e emergência, o espaço também está adaptado para receber procedimentos estéticos, como cirurgias plásticas.

Atualmente, o local conta com 9 salas cirúrgicas (uma delas designada ao atendimento de urgência/emergência). Em 2023, 3 desses espaços receberam uma série de melhorias estruturais e de equipamentos, incluindo a aquisição da Mesa Cirúrgica Maquet Yuno II. O equipamento, único em instituições da serra gaúcha, eleva ainda mais o padrão de cuidados cirúrgicos oferecidos aos pacientes dos mais diversos pesos e tamanhos, proporcionando aos médicos uma ferramenta de última geração para realização de procedimentos com mais precisão, segurança e eficiência.

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO