Postado dia 13/05/2022 às 02:05

Do curso de gestante ao manejo da dor: alternativas do Tacchini para partos humanizados

Desde abril de 2017, o Hospital Tacchini faz parte do projeto Parto Adequado, uma iniciativa mundial que  visa o estímulo ao parto vaginal resgatando a importância da fisiologia no processo do trabalho de parto, com humanização, segurança e respeito ao binômio mãe-bebê. Para isso, o Centro Obstétrico da instituição vem ampliando os diferenciais disponíveis em sua estrutura. 

Equipe

Durante o trabalho de parto, a gestante conta com a assistência de uma equipe multiprofissional, incluindo médico obstetra, anestesista, pediatra, enfermeira, técnica de enfermagem, fisioterapeuta, psicóloga e nutricionista. Para o atendimento ao recém-nascido, atualmente o Hospital realizou uma adequação nas escalas médicas, contando com um pediatra com especialização em neonatalogia exclusivo para o atendimento em sala de parto. 

Humanização

Na instituição a preocupação com a humanização é refletida em ações que contribuem diariamente para um melhor atendimento à saúde da gestante e do bebê, com a presença de acompanhante, banho terapêutico e exercícios e técnicas para aliviar a dor. Também é incentivada e apoiada a prática do aleitamento materno exclusivo. O atendimento da mãe e do bebê acontece simultaneamente no mesmo espaço físico, possibilitando e estimulando o vínculo nesse momento tão importante.


Toda a equipe da assistência preza o protagonismo da paciente no momento do nascimento, seguindo as expectativas descritas no plano de parto. Esse documento é elaborado previamente pela gestante. Nele fica registrado o que ela deseja da assistência médica e hospitalar em relação ao seu trabalho de parto, parto e nos cuidados com o recém-nascido no pós-parto imediato).

Curso de gestantes

Para amenizar este período de ansiedade que acompanha a espera pelo bebê, o Hospital Tacchini oferece mensalmente de forma gratuita o Curso de Gestantes, em que futuros casais são preparados para receber com tranquilidade a criança que está para chegar. O curso é ministrado pela equipe do processo materno infantil, com encontros com profissionais da enfermagem, pediatras e nutricionistas.


Manejo da dor

Esse serviço é composto por um conjunto de técnicas corporais não invasivas, que podem incluir práticas físicas e de relaxamento, voltadas à promoção da saúde. Essas terapias complementares oferecem conforto, contribuindo para que a gestante encontre novas formas de equilíbrio físico e mental, minimizando a ansiedade, a dor e o cansaço na maioria dos casos. 

As terapias são aliadas importantes para as gestantes, contribuindo para uma melhor preparação do corpo e da mente durante a gestação e processo de nascimento. Entre as disponíveis para utilização pelas gestantes, é possível citar a analgesia do parto, a aromaterapia, a cromoterapia, a imersão e aspersão em água, massagens, exercícios respiratórios, musicoterapia, exercícios de relaxamento, deambulação, mobilidade materna e posições, bola suíça e bola tipo feijão. 

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO