Postado dia 06/02/2024 às 09:02

Estudos Clínicos: ITPS conduz 15 pesquisas em 2023

Durante todo o ano de 2023 o Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS) conduziu 15 diferentes estudos clínicos que buscam investigar e avaliar a eficácia, segurança e efetividade de uma intervenção médica específica, seja um medicamento, procedimento ou terapia. 

Esses estudos são desenhados  para responder a perguntas específicas sobre o tratamento ou prevenção de uma condição de saúde, envolvendo a coleta sistemática de dados de participantes sob condições controladas. A intenção é oferecer à comunidade o que há de mais promissor em soluções médicas no mundo. 

Das 15 pesquisas, 6 estão relacionadas à oncologia e outras 5 à infectologia. Além delas, as áreas de pediatria, fisioterapia, cardiologia e gastroenterologia receberam um estudo clínico cada. Entre todas elas, é possível destacar a V181-002, da vacina da dengue, patrocinado pela Merck Sharp & Dohme (MSD). Segundo dados da Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves, no último ano foram registrados 189 casos de dengue no município, resultando em 1 morte. 

O Estudo, de abrangência nacional, comparou duas vacinas contra a dengue, ambas com objetivo de prevenir a doença. Todos os participantes receberam uma das vacinas e serão acompanhados pela equipe do ITPS pelo período de 1 (um) ano, por meio de consultas médicas e exames realizados de acordo com o protocolo. O resultado do estudo será divulgado após a sua conclusão e análise dos dados. 

Projetos de Responsabilidade Social

Além dos Estudos Clínicos, o ITPS é responsável por dois Projetos de Responsabilidade Social. Ambos foram aprovados pelo Conselho Municipal do Idoso (COMUI) e são possíveis graças a captação de recursos de Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas via Fundo Municipal do Idoso. 

O “Projeto Piloto de Rastreamento/Detecção de Tumores Colorretais na Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul” buscou rastrear tumores de intestino em pessoas com mais de 60 anos, provenientes de Bento Gonçalves. Até o final de 2023, mais de 200 pacientes foram beneficiados com atendimento de consultas médicas e de enfermagem, além da realização de exames de diagnóstico para câncer de intestino. O projeto tem previsão de encerramento no final de abril de 2024.

Já o “Projeto de Rastreamento de Câncer de Pulmão e de Comorbidades Associadas ao Tabagismo” será desenvolvido no município de Bento Gonçalves, voltado à prevenção e detecção precoce de câncer de pulmão entre pessoas com idade maior que 60 anos. A previsão é que ele inicie no segundo semestre deste ano. 

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO