A revista que reúne todos os trabalhos apresentados na 6ª Exposição da Qualidade e Inovação do Tacchini Saúde já está disponível e consolida a edição mais robusta já realizada pela instituição. A edição pode ser acessada clicando aqui. Ao todo, a publicação apresenta 34 projetos desenvolvidos por profissionais de diferentes áreas, número recorde na história do evento. Até então, as maiores edições haviam registrado 30 trabalhos, tanto em 2023 quanto em 2024.

Um dos destaques desta edição é o forte vínculo com o Sistema Único de Saúde. Dos 34 trabalhos publicados na revista, 17 estão diretamente relacionados ao atendimento SUS, abordando desde a otimização de fluxos assistenciais até estratégias de gestão, transparência e uso de tecnologia voltadas à ampliação do acesso, qualificação do cuidado e uso mais eficiente dos recursos públicos. O dado reforça o papel do Tacchini Saúde como instituição filantrópica e referência regional na prestação de serviços ao SUS.
Projetos premiados
Entre os projetos apresentados, quatro receberam destaque especial na premiação da 6ª Exposição da Qualidade e Inovação. O trabalho escolhido como o mais inovador foi “Agendamento Cirúrgico Inteligente: Eficiência, Sustentabilidade e Autonomia Médica”, desenvolvido por Ana Paula Nicolini, Fabiane Dolinski, Halisson Gomes, Karine Roman e Rodrigo Rebouças. A iniciativa se sobressaiu por propor uma solução que integra eficiência operacional, uso racional de recursos e maior autonomia para o corpo clínico.
O terceiro lugar ficou com o projeto “Redução do Prazo Médio de Faturamento e seus Efeitos na Receita Hospitalar”, que demonstra, de forma prática, como ajustes nos processos administrativos podem impactar diretamente a sustentabilidade financeira da instituição. Já a segunda colocação foi conquistada pelo trabalho “Importação de venetoclax como estratégia de sustentabilidade em oncologia”, que apresenta uma alternativa estratégica para garantir acesso a medicamentos de alto custo, aliando viabilidade econômica e manutenção da qualidade assistencial.
O grande vencedor da 6ª Exposição da Qualidade e Inovação foi o projeto “Impacto da Inteligência Artificial na Redução do Tempo de Emissão de Laudos Radiológicos e Tomográficos – Comparativo Agosto–Setembro de 2025”. Assinado por Dr. Rodrigo de Campos Lopes, Dr. Adriano Frigeri Boz, Fabiane Carla Dolinski Cussiolli, Kamilla Schivitz Póvoa e Laís Fernanda Feix, o trabalho demonstrou como a aplicação da inteligência artificial pode reduzir significativamente o tempo de emissão de laudos, contribuindo para diagnósticos mais ágeis e para a melhoria da experiência de pacientes e equipes assistenciais.
“A revista da 6ª Exposição da Qualidade e Inovação faz parte do nosso compromisso com o cuidado que conecta pessoas, processos e tecnologia, gerando impacto real na vida dos pacientes, dos profissionais e da comunidade. O cuidado de qualidade realmente melhora a vida das pessoas, especialmente no fortalecimento do SUS e na construção de uma saúde mais eficiente, humana e sustentável”, descreve Fernanda Invernizzi, gerente de Qualidade do Tacchini Saúde.