Postado dia 10/01/2024 às 01:01

Hospital São Roque recebe apresentação de Terno de Reis

A tradição dos Ternos de Reis, que celebra o Dia dos Reis Magos a cada 6 de janeiro, ainda persiste em Carlos Barbosa. O grupo Estrela do Oriente, um dos mais tradicionais do município, se apresentou pela primeira vez após a pandemia no Hospital São Roque e mudou a rotina de pacientes e colaboradores, levando alegria para toda instituição. 

De acordo com o músico do grupo, Lourival Dalmás, a apresentação do grupo, que acumula mais de 40 anos de história, tem o objetivo de mensagem de esperança, de carinho e também de gratidão à equipe multiprofissional. 

“A ideia de nos apresentarmos para este público tornou-se uma certa tradição, quebrada apenas pela pandemia de Covid-19. Nossa intenção é repetir essa visita a cada novo ano, tanto à casa de repouso quanto aos pacientes e colaboradores do hospital, levando a nossa mensagem de esperança, paz, amor, gratidão e convívio fraterno”, descreve. 

Dalmás, que é filho da fundadora do Estrela do Oriente, Odila Dalcin Dalmás, conta que a matriarca passou a tradição para as próximas gerações. “Antes dela falecer, em 2022, chegamos a ter 4 gerações dentro do grupo. Hoje contamos com familiares em 3 diferentes gerações, bem como alguns amigos que aderiram a ideia”, completa. 

A tradição 

O Terno de Reis é uma tradição de origem portuguesa e que aqui chegou com os açorianos que desembarcaram no século 18. A depender do local, a celebração recebe outros nomes, como Folia de Reis, Reisado ou Festa dos Santos Reis.

É uma manifestação cultural religiosa festiva que tem o intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos que partiram à procura do menino Jesus, para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes.

O festejo consiste em grupos de músicos e cantadores que percorrem as ruas e casas das cidades cantando e tocando músicas natalinas. Também, na mesma data, é celebrado o Dia dos Reis, em que marca a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. Assim, no Brasil, é o momento em que são retiradas as decorações natalinas. 

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO