A tradição dos Ternos de Reis, que celebra o Dia dos Reis Magos, foi vivenciada mais uma vez no Hospital Tacchini Carlos Barbosa em 2026. O grupo Estrela do Oriente, um dos mais tradicionais do município, se apresentou pelo terceiro ano consecutivo, após as restrições impostas pela Covid-19 nos anos anteriores, mudando a rotina de pacientes, acompanhantes e colaboradores no último sábado, dia 3. Além do hospital, o grupo também levou música e mensagens ao Residencial Elisa Tramontina, que integra o mesmo complexo de saúde.

Composto por 12 integrantes, o Estrela do Oriente percorreu corredores e quartos cantando, levando mensagens de fé, esperança e votos de um feliz ano novo para todos que encontraram pelo caminho. No mesmo dia, o grupo também passou por outras cinco residências, mantendo viva a tradição de ser recebido com pratos típicos e bebidas para um brinde, símbolo de acolhimento e confraternização.
O Terno de Reis Estrela do Oriente existe há 50 anos e tem origem familiar. A fundadora do grupo foi Odila Dalcin Dalmás. Apaixonada pelo canto e pela religiosidade popular, Odila transmitiu o costume às gerações seguintes. Antes de seu falecimento, em 2022, o grupo chegou a reunir quatro gerações da mesma família. Atualmente, a tradição segue viva com familiares de três gerações, além da participação de amigos que aderiram à iniciativa.
No domingo, dia 4, o grupo também participou do 32º Encontro de Terno de Reis de Carlos Barbosa, reforçando o compromisso com a preservação dessa manifestação cultural e religiosa que atravessa décadas.
A tradição
O Terno de Reis é uma tradição de origem portuguesa e que aqui chegou com os açorianos que desembarcaram no século 18. A depender do local, a celebração recebe outros nomes, como Folia de Reis, Reisado ou Festa dos Santos Reis.
É uma manifestação cultural religiosa festiva que tem o intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos que partiram à procura do menino Jesus, para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes.
O festejo consiste em grupos de músicos e cantadores que percorrem as ruas e casas das cidades cantando e tocando músicas natalinas. Também, na mesma data, é celebrado o Dia dos Reis, em que marca a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. Assim, no Brasil, é o momento em que são retiradas as decorações natalinas.