Postado dia 13/03/2024 às 03:03

Núcleo de Experiência do Paciente ultrapassa 6 mil interações em um ano

O Núcleo de Experiência do Paciente (NExP) do Hospital Tacchini encerrou o ano com 6.153 interações, incluindo manifestações espontâneas (2.834), pesquisas de leito (3.231) e ouvidorias (91). O número corresponde a quase o dobro de interações realizadas em 2022, quando foram registradas 3.313 ações.

O aumento das interações é celebrado pelo setor, que busca estimular as sugestões e recomendações realizadas pelos pacientes internados, bem como seus familiares e amigos, além das demais pessoas da comunidade. O NExP funciona de forma presencial de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, mas as manifestações (sejam elas anônimas ou identificadas) são incentivadas através de uma série de canais.

O Tacchini realiza pesquisa de leito a partir do segundo dia de internação com a maioria dos pacientes (exceto aqueles que estão em isolamento, internados em UTI ou na psiquiatria). O NExP também leva adiante manifestações espontâneas que podem ser deixadas nas caixas de coleta ou a partir dos QRCodes espalhados em pontos estratégicos de cada uma das instituições do Tacchini Sistema de Saúde. 

Ferramentas online como Facebook, Reclame Aqui, Google Forms, Instagram, Google Meu Negócio também recebem atenção da instituição. Além disso, ainda são feitas interações por e-mail (nexp@tacchini.com.br), WhatsApp e ligações telefônicas pelo (54) 9.9202 9625. 

O NExP também possui um contato direto com cada uma das equipes de enfermagem dos hospitais Tacchini e São Roque. O núcleo é acionado pelos profissionais de saúde em casos pontuais. A intenção é agilizar ao máximo a resolução de cada situação, buscando o melhor desfecho para todos os envolvidos. 

“Quanto mais formas as pessoas têm de chegar até nós, melhor. Cada nova sugestão de melhoria que recebemos nos coloca mais perto do nível de excelência que queremos continuar oferecendo para nossa comunidade. O último ano pode ser avaliado como extremamente positivo a partir das resoluções que tivemos na instituição”, descreve a coordenadora do NExP, Adriana Navarini Guedes.

Além de estabelecer o compromisso de encontrar uma solução pontual para cada caso, a equipe ainda realiza a avaliação e a inclusão de todas as manifestações em um grande banco de dados. Posteriormente, as respostas servem de base para a formatação de projetos e programas de melhorias do atendimento médico e hospitalar.

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO