Postado dia 11/07/2025 às 03:07

Posto de Coleta de leite humano do Tacchini Carlos Barbosa está sem doadoras ativas

Desde sua inauguração em outubro de 2021, o Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Tacchini Carlos Barbosa tem sido um elo fundamental para a sobrevivência e o desenvolvimento de recém-nascidos prematuros internados na UTI Neonatal do Hospital Tacchini Bento Gonçalves. Em 2024, por exemplo, 25 mães realizaram doações que somaram 32 litros de leite materno. No entanto, atualmente, o posto está sem doadoras ativas.

Espaço estruturado e apoio às doadoras

O posto, localizado dentro do Hospital Tacchini Carlos Barbosa, conta com estrutura para receber até duas mulheres simultaneamente, em ambiente confortável e acolhedor. Contudo, a retirada do leite pode ser feita sem que a doadora precise sair de casa. Para isso, as profissionais de saúde fornecem toda a orientação necessária para que tudo seja feito da maneira mais confortável para a mãe. O hospital também se responsabiliza por buscar o leite na casa de cada doadora. 

“Doar leite materno é um gesto simples que pode salvar vidas. Com apenas 200 ml de leite, é possível alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Se você está amamentando e tem leite excedente, entre em contato e ajude o Posto de Coleta do Hospital Tacchini Carlos Barbosa a continuar essa corrente de amor e solidariedade”, descreve a nutricionista do posto de coleta, Mônica Ferret.

Rigoroso controle de qualidade

Antes de ser oferecido às crianças internadas, cada amostra de leite passa por diversas etapas de avaliação, incluindo análise da coloração, odor, acidez, teor de gordura e calorias, além de exames laboratoriais que garantem a qualidade microbiológica do alimento. O processo completo, desde a chegada do leite ao banco até a sua liberação para uso, pode levar até três dias.

Após aprovado, o leite pasteurizado tem validade de até seis meses e é essencial para o fortalecimento do sistema imunológico e desenvolvimento dos recém-nascidos mais frágeis.

Como se tornar uma doadora

Toda mulher que esteja amamentando e produza leite excedente pode se tornar uma doadora. Para isso, é necessário preencher um cadastro, assinar um termo de consentimento e realizar exames para detecção de doenças que possam ser transmitidas pelo leite. O atendimento no Posto de Coleta do Hospital São Roque ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30. Já as doações feitas em casa podem ser entregues ao hospital em qualquer dia e horário.

Interessadas podem entrar em contato pelo telefone (54) 3461-9262 para obter mais informações e agendar a primeira coleta.

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO