O Hospital Tacchini Carlos Barbosa está concorrendo a uma verba de R$ 200 mil, a partir do edital de emendas parlamentares da deputada federal Denise Pessôa, que seleciona projetos com impacto social no Rio Grande do Sul. Para avançar no processo, o projeto chamado Horizonte Rosa precisa do máximo de apoio popular, que pode ser registrado até 19 de dezembro, diretamente no site do edital.

Horizonte Rosa
O Horizonte Rosa tem como foco reduzir filas e acelerar diagnósticos essenciais para a saúde feminina. Com o investimento solicitado, o hospital poderá realizar 960 ecografias mamárias por ano e 30 histeroscopias anuais, diminuindo atrasos que podem comprometer o tratamento de doenças ginecológicas, inclusive o câncer de mama. A execução está planejada para acontecer ao longo de todo o ano de 2026, com monitoramento trimestral dos resultados para garantir eficiência e qualidade no atendimento às mulheres atendidas pelo SUS na região.
A gerente do Hospital Tacchini Carlos Barbosa, Cátia Argenta, reforça o papel essencial da comunidade neste momento: “Estamos diante de uma oportunidade de trazer mais cuidado, prevenção e agilidade para quem depende do sistema público. Cada um de nós pode ajudar a garantir diagnósticos mais rápidos, menos deslocamentos e maior tranquilidade para as mulheres de Bento Gonçalves e suas famílias. Contamos com o apoio de todos para levar o Horizonte Rosa adiante”, descreve.
#Participa 2026
No momento, o edital #Participa está na fase de validação popular, que ocorre até 19 de dezembro de 2025. Nesta etapa, qualquer cidadão maior de 16 anos e residente no Rio Grande do Sul pode acessar o site do processo e registrar apoio a apenas uma proposta. Para seguir adiante, cada projeto precisa alcançar no mínimo 200 apoios. As propostas que não atingirem esse número serão automaticamente desclassificadas.
Para registrar o voto, o cidadão precisa apenas acessar o QrCode abaixo ou o link https://participa.denisepessoa.com.br/processes/participa-2026/f/8/proposals/1205, fazer a inscrição no site, confirmar o e-mail informado e, em seguida, retornar à página para clicar e validar o apoio à proposta do Tacchini, completando o processo de forma rápida e simples.

Após essa fase, os projetos seguem para avaliação técnica e depois para plenárias virtuais, onde delegados indicarão novamente as propostas mais qualificadas. A pontuação final será a soma da avaliação da comissão com os votos recebidos na plenária, definindo quais projetos serão contemplados com os recursos federais em 2026.