Postado dia 11/03/2024 às 11:03

Tacchimed libera 98,65% das solicitações de forma automática e instantânea

Em 2023, o Plano de Saúde Tacchimed recebeu pouco mais de 1 milhão de solicitações de exames laboratoriais, exames de imagem e procedimentos. Em 98,65% dos casos a liberação foi realizada de forma automática. Nestes casos, a resposta sobre a liberação ou não das demandas ocorre antes mesmo do paciente encerrar a consulta com o médico também. 

O número expressivo foi conquistado a partir da união de uma série de tecnologias implantadas nos últimos anos pela operadora. O principal deles foi o Portal do Tacchimed, criado em 2019, que teve como alvo todos os consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais da rede credenciada. O sistema permitiu a informatização de qualquer solicitação médica, conferindo  mais agilidade para as solicitações, evitando erros de fluxo de trabalho ou mesmo problemas na interpretação na escrita dos médicos. 

O portal possui também um sistema inteligente, que permite a análise automática das solicitações médicas a partir do rol de cobertura de cada uma das modalidades de plano e especificidades dos contratos individuais. O programa ainda faz a atualização automática das regras vigentes na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Análise técnica 

Os outros 1,35% de casos não têm a avaliação automática ativa em função das diretrizes de utilização da ANS. Ou seja: são exames ou procedimentos cujos pacientes precisam preencher critérios clínicos para habilitar a cobertura. Um exemplo é o implante transcateter de válvula aórtica (TAVI), que é autorizado de acordo com a idade, além da quantidade e do nível de comorbidades de cada paciente. 

A análise técnica é feita por uma equipe formada por médicos e enfermeiros.

“O Tacchimed está parametrizando todo sistema para fazer o crivo automático de cada solicitação. Isso facilita a vida do médico e, principalmente, do cliente. Já foram padronizados vários itens e a intenção é eliminar cada vez mais a burocracia para agilizar todo tipo de procedimento”, descreve a gerente do Tacchimed, Jocelia Larroyd. 

Aplicativo

Em 2023, o Tacchimed realizou o lançamento do seu aplicativo exclusivo para clientes do plano de saúde. Entre as funcionalidades ativas está o histórico de utilização dos serviços, os procedimentos autorizados ou em avaliação e o resultado de exames laboratoriais e de imagem. Baixe o app e tenha as atualizações em tempo real, sem precisar aguardar retorno por outro canal.

“É uma segurança a mais para quem gosta de ter todas as informações sobre suas solicitações à mão”, completa Jocélia. O aplicativo do Tacchimed está disponível gratuitamente na Play Store para celulares com sistema operacional Android e na App Store para celulares com sistema operacional iOS.

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO