Postado dia 18/03/2024 às 08:03

Tacchini amplia Estação de Tratamento de Efluentes

Nos últimos anos, o Tacchini Sistema de Saúde tem realizado uma série de ampliações e melhorias em sua estrutura. Projetos como os do Medical Center e do Hospital do Tacchimed são mais facilmente notados pela comunidade. Mas para viabilizar essas obras, a instituição precisa ampliar também as áreas que dão suporte no atendimento ao público. Esse é o caso da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). 

Em 2002 o Tacchini se tornou pioneiro entre as instituições de saúde do Rio Grande Sul ao inaugurar sua primeira ETE. Pouco mais de duas décadas depois, pensando em seguir tratando 100% dos efluentes gerados pelas novas demandas, a instituição remodelou e ampliou sua estação.   

“Todas as ampliações projetadas pelo Tacchini Sistema de Saúde tem sempre um único objetivo, que é melhorar a qualidade de vida da comunidade. Para garantir um serviço assistencial de excelência, primeiro precisamos garantir que a infraestrutura de suporte esteja perfeita. É isso que a nova ETE vai nos garantir”, Coordenador do SESMT e Meio Ambiente, Renato Conci. 

Como funciona a nova ETE

O novo sistema foi projetado para ser uma Estação de Tratamento de Efluentes Compacta, com capacidade operacional de 50 metros cúbicos por dia. Este modelo é composto por dois reatores, onde todo o processo biológico ocorre.

Cada reator possui cinco fases de tratamento: equalização, decantador primário, etapa aeróbia, decantador secundário e fase de desinfecção. Após o efluente passar pela última etapa, ele é armazenado na estação elevatória e, uma vez garantido que todos os parâmetros exigidos por lei estão sendo cumpridos, ele é redirecionado à rede pública. 

Além disso, o local também recebeu um Lavador de Gás. O equipamento realiza a coleta de partículas de gases e vapores presentes em determinados ambientes, evitando problemas com odores desagradáveis e emissão de gases na atmosfera. A operação da ETE contará ainda com um sistema de automação, para evitar problemas de acionamento das bombas e painel elétrico.

“A instalação da nova ETE garante que, assim como vem ocorrendo nas últimas décadas, todo o efluente gerado pelo Tacchini seja devidamente tratado. Isso comprova mais uma vez o compromisso da instituição com a sustentabilidade, comunidade e o meio ambiente”, completa Conci.

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO