Postado dia 26/02/2024 às 04:02

Tacchini forma primeira turma de médicas residentes

No ano em que completa seu centenário, o Hospital Tacchini tem outro marco histórico para celebrar: a formatura da primeira turma de residência médica da sua história. Depois de 2 anos, as médicas Andreza Neves Ramos, Bruna Laila Tansini, Julia Giacomoni Bragagnolo e Moara Nascimento Aldrovandi receberam o título de especialistas em Clínica Médica.  

A Dra. Franciele Debortoli, Coordenadora do Programa de Residência de Clínica Médica (C), cercada pelas formandas Bruna, Júlia, Moara e Andreza.

A formatura da turma ocorreu na última sexta-feira, dia 23, no auditório do Hospital Tacchini. A partir de agora, as profissionais podem escolher entre exercer a especialidade ou iniciar uma segunda residência em alguma subespecialidade. Para isso, elas precisam realizar um novo processo seletivo. 

Esse é o caminho escolhido pela médica Andreza Neves Ramos. Em sua primeira tentativa, ela  foi aprovada em 1º lugar no processo seletivo para residência médica em Reumatologia no Hospital Santa Casa, em Porto Alegre.

“O desempenho das quatro médicas durante o curso mostra que nosso programa de residência em Clínica Médica está no caminho certo. Iniciativas como a parceria que realizamos junto ao Hospital Sírio-Libanês, permitiram que o curso já iniciasse bem estruturado e os preceptores bem treinados. Vamos continuar trabalhando para formar profissionais cada vez melhores. Toda comunidade se beneficia com isso”, descreve Silvia Ethel Machado de Mendonça, Gerente de Conhecimento, Pesquisa e Inovação do Tacchini Sistema de Saúde. 

Clínica Médica

A Clínica Médica é considerada a base da medicina, uma vez que o profissional passa a ser capaz de tratar a maioria das enfermidades não cirúrgicas em adultos. Além disso, a formação é pré-requisito para praticamente todas as subespecialidades clínicas. 

O clínico faz diagnósticos e indica tratamentos a partir de um quadro de sintomas que pode ser bastante variado. Por conta disso, muitas vezes, ele é a porta de entrada de um paciente para a investigação de algum problema mais sério. 

Em contrapartida, ele também indica exames para a realização de check-ups para aqueles que não possuem queixas específicas ou apenas desejam ter uma visão completa do próprio estado de saúde.

Os locais de atuação de um médico clínico são variados: ele realiza atendimentos em consultórios, mas também integra equipes de emergências e internações. 

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO