Postado dia 15/03/2024 às 03:03

Tacchini ganha destaque no RS com maior taxa de partos normais do estado

Os esforços do Hospital Tacchini para estimular o parto normal nas gestantes foi reconhecido a partir da fala da Secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann, durante o anúncio de novos investimentos do Governo do Estado para 61 hospitais. “No Rio Grande do Sul, é o hospital que mais faz parto normal. É acima da média estadual. Porque lá o cuidado com a gestante é muito qualificado”, descreveu ela.

Desde 2016, o Hospital Tacchini mantém a porcentagem de partos normais maior do que a média registrada nos hospitais do RS.

O processo do parto

Referência SUS em gestação de alto risco para 22 municípios, o Tacchini realiza até 1,8 mil partos por ano na maternidade da instituição. O número corresponde a cerca de 50% do total de nascimentos na região Vinhedos e Basalto.

O Tacchini faz parte do projeto Parto Adequado, uma iniciativa mundial que valoriza o parto vaginal, resgatando a importância da fisiologia no processo, com humanização, segurança e respeito à mãe e ao bebê.

Durante o trabalho de parto, a gestante conta com a assistência de uma equipe multiprofissional, incluindo médico obstetra, anestesista, pediatra, enfermeira, técnica de enfermagem, fisioterapeuta, psicóloga e nutricionista.

Humanização

A preocupação com a humanização é refletida em ações como a presença de acompanhante, banho terapêutico, exercícios e técnicas para aliviar a dor. Também é incentivada e apoiada a prática do aleitamento materno. O atendimento da mãe e do bebê acontece simultaneamente no mesmo espaço físico, possibilitando e estimulando o vínculo nesse momento tão importante.

A equipe de assistência também se preocupa em cumprir as expectativas descritas no plano de parto. No documento elaborado pela gestante, fica registrado o que ela deseja da equipe em relação ao seu trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

Verba estadual

Durante o evento, o Governo do Estado anunciou um investimento de R$ 1.904.363,32 no Hospital Tacchini a partir do programa Avançar na Saúde. O valor será destinado à reforma para ampliação da linha de cuidado materno infantil.

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO