O Hospital Tacchini Bento Gonçalves ultrapassou, em novembro, a marca de 500 estomias tratadas em 2025. Ao todo, são 516 no ano. O marco foi alcançado durante o Novembro Verde, mês de conscientização sobre as estomias. Para celebrar a data e a campanha, bem como reforçar o cuidado humanizado oferecido ao longo de todo o tratamento, a instituição entregou uma recordação especial aos pacientes estomizados internados.

O crescimento no número de atendimentos vem acompanhado da qualificação do suporte prestado nos últimos anos. Desde 2024, o Tacchini estruturou a Linha de Cuidado ao Paciente Estomizado, liderada pela enfermeira estomaterapeuta Rafaela Protto. A iniciativa reúne profissionais de diferentes áreas, incluindo médicos, nutricionista, psicóloga, assistente social, fonoaudióloga, fisioterapeuta e equipe de enfermagem, para garantir um acompanhamento completo, desde a internação até o retorno para casa.
Segundo Rafaela, a mudança trouxe mais segurança ao paciente e à família. “Hoje, quando eles recebem alta do hospital, os pacientes sabem onde retirar o equipamento, como fazer a troca e com toda a documentação necessária em mãos. Fazemos a avaliação completa, indicamos o modelo ideal de bolsa e já ensinamos o familiar que vai auxiliar no cuidado em casa”, explica.
O impacto desse cuidado especializado também é percebido por quem vive diariamente com a estomia. Aldo João Bianchi, de 76 anos, relata que o suporte recebido ajuda muito no processo de adaptação. “Faz três anos que eu vivo com a bolsa de colostomia e já estou bem adaptado. Minha filha me ajuda com a manutenção do dia a dia e sempre que preciso ficar internado no hospital, o pessoal cuida muito bem de mim.”
A atuação da Linha de Cuidado ao Paciente Estomizado garante que o Tacchini ofereça a todos os pacientes a realização de uma avaliação técnica especializada, garantindo mais segurança em todo processo de alta hospitalar. Os pacientes estomizados também recebem um kit inicial com três bolsas, garantindo que ninguém fique desassistido enquanto regulariza o fornecimento pelo SUS ou convênio.
A infectologista Dra. Isabele Berti destaca que a criação da Linha de Cuidado ao Paciente Estomizado representou uma transformação no cuidado e nos resultados clínicos do Tacchini Bento Gonçalves. “Ganhamos essa visão especializada que impacta positivamente o desfecho de diversos casos”, afirma.
Ainda de acordo com a médica, os benefícios envolvem toda a cadeia de assistência: “Há uma grande melhora na qualidade de vida do paciente, redução de complicações e de infecção relacionada ao procedimento, além do melhor entendimento e cuidado da família em casa. Também diminuímos as vindas ao pronto-socorro, as reinternações e o mau uso de recursos. É um benefício gigantesco para o paciente, para a família, para a equipe e para o sistema de saúde”, complementa.